Uso e benefícios da rede a área acadêmica

Nos dias atuais, é evidente o paradigma do avanço considerável da tecnologia, no qual o espaço cibernético se dissemina cada vez mais nos diversos campos da atuação e vida humanas. Este fenômeno é constatado a partir do surgimento de novas tecnologias e aparelhos eletrônicos, bem como pelo progressivo aumento utilização e facilidade de acesso à internet e a dispositivos móveis, permitindo que o espaço cibernético esteja cada vez mais presente no cotidiano das pessoas. Esta atual conjuntura não é diferente nas instituições de ensino superior, a exemplo da FAMERP, uma vez que os discentes demonstram uma atual tendência de uso livre da internet, isto é, do uso espontâneo deste recurso, originado meramente da vontade do usuário tanto em sala de aula quanto no ambiente universitário, em detrimento do uso estruturado ou sistematizado, o qual visa ao uso obrigatório da internet durante aulas, como é o caso de aulas de informática.

É nesse contexto que a implementação de uma rede wi-fi na FAMERP tem caráter imprescindível, uma vez que fornece acesso gratuito à internet aos discentes e vai ao encontro da maior tendência da utilização de dispositivos móveis na faculdade, relatada anteriormente. Neste sentido, tal acesso permite o desempenho de diversas atividades, adquirindo um caráter multifuncional na vida acadêmica dos alunos.

Tomando isso em consideração, podemos elencar vários contextos de uso desse artifício no meio acadêmico, funcionando de forma positiva para o discente em muitos aspectos. Primeiramente, pode ser utilizado a partir da busca ativa e instantânea pelo conhecimento durante as aulas ou no período de estudo, como modo de aprofundar a matéria e resolver dúvidas pontuais. Consequentemente, contribui para um estímulo ao estudo pela facilidade do acesso a informações e à aquisição do conhecimento. Ademais, favorece a obtenção de subsídios para realizar e apresentar trabalhos e seminários a partir da pesquisa. Também permite a comunicação entre os alunos de forma rápida para a realização de planejamentos e atualização dos indivíduos quanto a assuntos da faculdade (calendário, data de eventos, avaliações, trabalhos, entre outros). Outro fator positivo dessa maior comunicação é a possibilidade de ajuda mútua entre os discentes, no que diz respeito à discussão da matéria, resolução de dúvidas, compartilhamento materiais de estudo, a exemplo de slides de aula, resumos, esquemas, artigos científicos e monografias ou TCCs. Por fim, a rede wi-fi pode ser utilizada para o lazer, apesar de que o uso para esse fim deve ser restringido durante o período reservado para atividades acadêmicas, como nas aulas.

Pode-se concluir, a partir disso, que o acesso a redes wi-fi dentro da faculdade é de extrema relevância, contribuindo para a formação do discente, no caso, na área da saúde. A existência dessa rede contorna, inclusive, dificuldades atreladas a problemas de aceso à internet fora da faculdade (como no caso de alunos que não têm esse recurso em suas moradias)


Autores: Caique Alberto Dosualdo, Carlos Henrique Dosualdo - Acadêmicos do Curso de Medicina da FAMERP

FEITOR, Carlos D. Cequeira; SILVA, Marcos P. da. Perspectivas sobre a adoção de estratégias de byod em uma instituição de ensino superior. out. 2013. Disponível em: < http://sistema.semead.com.br/16semead/resultado/trabalhosPDF/956.pdf>. Acesso em: 9 maio 2016.

SANTOS, David Moises B.; DURAM, Adolfo Almeida; BURNHAM, Teresinha Fróes. Dispositivos móveis em sala de aula: uma revisão bibliográfica. In: CONGRESSO INTERNACIONAL TIC E EDUCAÇÃO, 2. P.3222-3233. Disponível em: < http://ticeduca.ie.ul.pt/atas/pdf/203.pdf>. Acesso em: 9 maio 2016.